quarta-feira, novembro 16, 2011

Uerige Doppelsticke

A cervejaria Uerige é uma das mais tradicionais, se não a mais, a fabricar o estilo Altbier, que é originário da cidade de Düsseldorf, no oeste da Alemanha. A Uerige Doppelsticke (8.5%ABV) é uma versão mais robusta da tradicional Sticke, um dos estilos de alt fabricados pela Uerige e que tem 6,5% de teor alcoólico. Assim como a sticke, a doppel passa pelo processo de dry hopping e matura por um longo tempo antes de ser engarrafada. O resultado final é uma cerveja licorosa, com bons toques de malte e lúpulo,que segundo sua história foi feita especialmente para agradar o mercado norte-americano, que tem como marca produzir cervejas mais extremas e de maior potência alcoólica. A Uerige Doppelsticke é também conhecida como a "Barley Wine da Alemanha", não deixando dúvidas de que se assemelha muito á uma. Agradecimento especial ao amigo Herbert Schumacher, proprietário da cervejaria Abadessa, por disponibilizar essa bela cerveja para o post.

Uerige Doppelsticke
Estilo: Altbier
ABV 8.5%
IBU 75

Cor marrom escuro, com reflexos rubí contra a luz.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, amadeirado, leve defumado, frutas escuras secas (ameixa,figo), toque herbal e lupulado, licor, adocicado e álcool bem inserido. Aroma de ótima complexidade.
No paladar malte tostado, caramelo, frutas escuras, amadeirado, defumado, amargor e leve álcool. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque seco, adstringente e licoroso na boca. Retrogosto levemente amargo e frutado.
Ótima cerveja. Muito complexa no aroma e com um bom conjunto.

2 comentários: